Apesar de a Realidade Virtual só ser conhecida pelo público na década de 90, esta já existira e tinha sido desenvolvida muito antes.
A primeira tentativa de de criar um ambiente virtual ocorreu em meados do ano 1950 e foi protagonizada pelo cineasta Morton Heilig, que quis criar uma experiência teatral que aproveitasse todos os sentidos humanos, com o objectivo de tornar mais interessante e eficaz as histórias retratadas. Para isso, em 1960, Morton Helilg criou uma consola de um único utilizador, composta por uma visão estereoescópica, isto é, uma visão que levasse ao observador a unir duas imagens diferentes captadas pelos olhos, emissores de odor, altifalantes estereo e uma cadeira movimentável, a que deu o nome de Sensorama, como também criou um capacete com televisão incorporada. Apesar de não ter tido muito sucesso na altura, este conceito seria aproveitados para a as próximas experiências de Realidade Virtual.
Carregar em baixo para Ler Mais
Sensorama
Em 1961, surgiu o primeiro HMD (Head MountedDisplay) pelo grupo da Philco Corporation, e baseava-se num capacete com tela de vídeo incorporada, que acabou por ser aproveitado para a realização de simulações para de pilotos de helicópteros.
Já em 1965, Ivan Sutherland visionou o denominado "Ultimate Display" que permitia uma pessoa olhar para um mundo virtual que parecia tão real como o mundo físico. O "Ultimate Display" tornou-se a ideia base para todas os projectos de Realidade Virtual.
Sem comentários:
Enviar um comentário